Pré-Tratamento: entenda como funciona

Se for fazer uma mudança no visual, seja alisar, relaxar descolorir, pintar ou iluminar os fios, uma boa proteção antes da química pode evitar danos posteriores. O que diversas marcas oferecem são os produtos de pré-tratamento, mas você sabe qual é o cuidado ideal na hora de proteger o cabelo?

Quando começar o pré-tratamento?

Um mês antes da química, é importante começar a reforçar a hidratação. O cabelo sofre muito ressecamento durante qualquer processo químico.

Antes de realizar um procedimento químico mais agressivo no cabelo, como escova progressiva, mechas ou descoloração, por exemplo, é importante começar a redobrar o cuidado com a hidratação pelo menos um mês antes do agendamento no salão. E tudo começa com uma simples lavagem do cabelo na hora do banho.

Quando for lavar o cabelo, hidrate com uma máscara específica e deixe repousar pelo tempo indicado na embalagem, isso pode variar de produto para produto.

No caso da coloração com uma tinta temporária ou semi permanente, pode apostar no tratamento hidratante apenas duas semanas antes.

Umectação Nutritiva

Para obter fios alinhados, sem frizz e fortes comece a fazer uma umectação nutritiva, duas semanas antes do tratamento agendado. A técnica é super simples. Você cobre todas as madeixas com um óleo capilar ou vegetal, massageie bem e prender enquanto faz efeito, isso pode levar no mínimo 2 horas. Depois lave normalmente e aplique um condicionador no comprimento dos fios.

Essa etapa do processo de pré tratamento é extremamente importante, o óleo vegetal que vai selar as cutículas e diminuir as agressões no cabelo.

Inclusive é uma boa opção para proteger os fios minutos antes de uma coloração ou descoloração, por exemplo.

Um dia antes do procedimento

Para que os seus fios fiquem ainda mais fortes e possam receber a química sem ficar danificados, é necessário repor massa, ou seja, proteína na fibra capilar e para isso, é importante recorrer a tratamentos reconstrutores um dia antes do procedimento. A cauterização, processo que faz parte do cronograma capilar.

Cuidados após a química

Após o processo de pré-tratamento, continue com a hidratação e a nutrição, mas, para o cronograma ficar completo, não esqueça de fazer uma reconstrução com a queratina líquida. Ela ajuda a repor a proteína perdida durante os procedimentos químicos e trata os fios danificados de dentro para fora.

Para manter o resultado do procedimento químico, é recomendável o uso de produtos de manutenção. Os famosos produtos pós química.

Além de proporcionar o resultado no seu cabelo, ajuda a manter hidratado os fios, evita qualquer possível danificação posterior à aplicação do produto químico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *