Seja Anti-frizz: O que é frizz e como tratar

Basta uma simples ida à praia para que nós mulheres nos alistemos ao time anti-frizz, a simples ação do tempo pode provocar o ressecamento do cabelo, entre outros problemas que o frizz traz aos fios.

Entenda o Frizz

Os fios capilares se estruturam em camadas, cada uma possui uma função especifica, mas a ideia principal é que a cutícula (parte externa do fio) seja como um mecanismo de proteção do cabelo.

Já o Córtex, que é a parte interna do fio, ocorre todo tipo de alteração na estrutura capilar – seja ela por meio naturais -, fornece os nutrientes por meio de produtos químicos, colorações, alisamentos, permanentes, etc.

Quando molhamos o cabelo, por exemplo, a água que entra nos fios até o córtex que hidrata e nutri, além de crescer as madeixas através de uma ligação química chamada: ligação salina, ou seja, hidratação. Esse processo, é o segredo principal das técnicas anti-frizz que conhecemos.

O frizz é o resultado de alguma situação adversa que ocorreu na estrutura dos fios, eles ressecam e se abrem podendo perder o sentido natural do cabelo, isso faz com que fiquem frágeis e quebradiços.

Existem hábitos que realizamos durante o dia que prejudicam o efeito anti-frizz natural do nosso cabelo. Usar muita chapinha, pentear o cabelo a seco e utilizar tratamentos químicos permanentes com frequência estão nas listas mais comuns de erros.

Profissionais apontam outros erros que contribuem para formação de frizz como:

  • Utilizar o secador da maneira errada
  • Excesso de máscaras aplicadas no cabelo
  • Torcer os fios com a toalha
  • Lavar os fios com água quente
  • Expor os fios à umidade e chuva sem proteção

A maioria dos produtos criados que prometem ter efeitos anti-frizz, possuem em suas formulas elementos que ajudam na hidratação dos fios, o condicionador é um exemplo disso, pois sua função principal é devolver o óleo natural dos fios hidratando-os.

Dicas Antifrizz

Alguns hábitos podem ajudar a corrigir os danos causados pelo frizz. Siga alguns passos durante o dia como:

  • Fazer hidratação semanalmente
  • Usar óleos vegetais
  • Evitar o uso de shampoos com alta concentração de sulfatos
  • Enxaguar o cabelo por ultimo com água fria e, se possível, sem cloro.
  • Evitar esfregar os cabelos após a lavagem, use toalhas de algodão ou papéis toalhas.
  • Use produtos Anti-frizz

A 1ka possui alguns produtos para tratar cabelos com frizz ou até mesmo evitá-los, um dos grandes aliados que temos é o NO Frizz™ que é um protetor Térmico que controla o volume, reduz o frizz e revitaliza os fios, além de proteger os cabelos das agressões causadas pelo calor do secador e do sol.

Outro que não pode falar é o 1Ka Pós Química Shampoo 500 ml, especialmente desenvolvido para limpeza dos fios após algum processo químico.

Outro aliado importante no combate ao frizz, principalmente para quem tem cabelos crespos ou cacheados, é o 1Ka Oil Argan e Açai 45 ml, ele é um poderoso hidratante natural, ajuda no combate ao ressecamento, combate radicais livres e aumenta a força da fibra capilar.

Caso queira entender melhor, a revista Claudia, da editora Abril, publicou uma matéria escrita pela colunista Fernanda Morelli que trás a visão de especialista sobre o tema: Sem arrepio: especialistas mostram como acabar com o frizz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *